top of page
Buscar
  • Foto do escritorM.K. Tecidos Ltda

HISTÓRIA DOS UNIFORMES: DA IDADE AOS DIAS ATUAIS

O surgimento dos uniformes é curioso. Eles começaram a ser usados no século XV para evitar que membros de um exército matassem companheiros por engano ou descuido. Além das roupas padronizadas, os símbolos nos escudos e as bandeiras também tinham o papel de mostrar de que lado cada combatente estava, quem era aliado e inimigo. Antes das grandes guerras, normalmente as disputas eram entre nobres na Idade Média. Daí, os símbolos e trajes mostravam qual nobre o combatente defendia.


Até a Declaração da Independência, o uniforme militar do exército tinha total influência de Portugal. Séculos depois, os americanos passaram a ditar mais tendências, seguidos pelos franceses. A partir de 1931, o verde oliva começou a ser usado para o Exército Brasileiro se diferenciar da polícia militar que usa cáqui.

Outra curiosidade é que a camuflagem do uniforme do exército nacional é única. Os brasileiros, a exemplo do mundo todo, também usam as fardas mais discretas para treinamentos de guerra e missões em locais com vegetação. O motivo é que os animais também são atraídos por cores fortes.


Nas profissões ligadas à saúde, não havia uma preocupação com proteger os médicos, enfermeiros e outros de doenças com roupas próprias até o século XIV. O jaleco surgiu na Idade Média por causa da peste bubônica. No entanto, era feito de cor escura e quanto mais sujo, melhor. Dava status para o médico.

Difícil de acreditar, né? Só no século XIX que isso mudou. O branco passou a ser a cor oficial da saúde. A limpeza, assepsia, começou a ser levada em conta, tornou-se uma regra bem importante e depois até parte da legislação.



Há muitas outras histórias em setores distintos sobre o uniforme. Com o tempo, o que se vê sendo usado cotidianamente influenciou os uniformes e vice-versa. Há várias criações de estilistas que conquistaram empresas também. A tendência navy, por exemplo, veio da Marinha para as ruas e nunca saiu de moda. As listras mais a combinação de azul com branco e vermelho agradam muita gente desde que Coco Chanel apareceu com essas combinações.

A camisa polo era usada inicialmente para jogar tênis e hoje é um dos modelos de uniformes mais pedidos. A camisa de malha também. Por ser versátil, mais em conta em grandes quantidades, é muito usada como blusa promocional, na publicidade e no dia a dia das empresas, especialmente pelo conforto.

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page